No próximo mês, pesquisadores dos programas de pós-graduação da Compós estarão reunidos na PUC-Rio para, além de apresentarem seus trabalhos, discutirem o processo de reclivagem dos GTs. Para o vice-presidente da Associação, é salutar para a pesquisa, em sentido lato, a renovação ou reconfiguração de temáticas e metodologias.
- Trata-se de um contínuo repensar do trabalho de investigação, sem, contudo, abandonar o que vem sendo feito. Essa é a razão fundamental do processo de reclivagem dos Grupos de Trabalho da Compós: um arejamento das temáticas e das próprias dinâmicas de cada GT, propiciando, ao mesmo tempo, um rearranjo dos enfoques e vocações individuais dos pesquisadores.
Júlio Pinto ressalta, ainda, que a reclivagem representa o mecanismo institucional mais valioso para os pesquisadores, já que proporciona o contato com novos colegas investigadores e, consequentemente, a renovação e a reorientação do olhar científico.
Falta praticamente um mês para o Encontro e as propostas continuam chegando à página oficial, que abriu espaço para proposições dos GTs do evento.Os interessados devem enviar o material a ser publicado para o e-mail compos2010@gmail.com.br.
Também podem acessar as propostas já publicadas na nossa sessão de debates. |