Elizabeth Saad, Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP, acredita que a Comunicação Social e a tecnologia caminham juntas. A Doutora em Ciências da Comunicação afirma que o crescimento da Compós acompanha a maior dedicação dos pesquisadores e o surgimento de novos temas para pesquisa.
Como a sra. vê o campo da comunicação, considerando as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação ?
A relação deste campo com as tecnologias sempre se deu a partir dos modos de processamento e disseminação de informação e conteúdos comunicacionais. Com o advento das tecnologias digitais de informação e comunicação - as TICs - e com a consolidação do meio digital como canal de acesso, produção, distribuição e criação de conteúdos comunicacionais, esta relação está cada vez mais estreita. Ao mesmo tempo em que as TIC trouxeram rapidez e ampliação da participação do receptor nos processos comunicacionais, uma transformação nas linguagens, formatos narrativos, dispositivos de transmissão e recepção tem ocorrido. Isto nos obriga a uma reconfiguração dos modos tradicionais de comunicar. A transformação é significativa, além de ser um salto da mesma ordem na importância do campo da comunicação.
Como a sra. analisa a evolução da Associação ao longo dos anos?
A Compós tem crescido ao longo dos anos, refletindo a evolução e contemporaneidade do campo da Comunicação Social. Tal crescimento reflete a própria evolução de pesquisadores e temas. Tudo muito positivo e salutar.
O que a sra. destacaria nos estudos sobre a questão social no universo acadêmico brasileiro?
O tema redes sociais tem se destacado com o advento das TICs e dos ambientes de relacionamento em rede. Embora há muito tempo presente nas ciências sociais, se apresentou como novidade positiva nos estudos acadêmicos recentes.
Quais as contribuições que o 19° Encontro, na PUC-Rio, pode trazer para o campo da comunicação de uma maneira geral?
Além da atualização coletiva do campo, o próximo processo de reclivagem deverá posicionar a Compós junto aos temas mais estado-da-arte e adiante da Comunicação Social.