Julio Pinto, Vice-Presidente da Compós, falou ao site sobre o Encontro Nacional na PUC-Rio. PH.D.(Doctor of Philosophy) pela University of North Carolina em 1985, fez estudos de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 1992 e, atualmente, é professor de semiótica e Coordenador do Mestrado em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É também autor de inúmeros livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Quanto à contribuição que o XIX Encontro Nacional pode trazer para o campo acadêmico, Julio Pinto chamou a atenção para a possibilidade dos encontros se realizarem de forma itinerante. Ele também ressaltou o fato da Compós representar um espaço de rica e dinâmica troca de informações.
- Cada edição do Encontro, por se alicerçar sobre os pilares essenciais da pesquisa, vem trazer para o programa-anfitrião o que de melhor se produz em conhecimento sobre os fenômenos comunicativos.
No que diz respeito ao Encontro 19, na PUC-Rio, Julio destacou que um forte simbolismo reveste este evento. Assim como o Encontro 18 aconteceu em Belo Horizonte, local onde se fundou a Compós, o 19 ocorrerá na cidade sede do primeiro Encontro Nacional.
Finalmente, sobre o processo de reformulação dos GTs, Julio Pinto lembrou que o Encontro de 2010 na PUC-Rio reforça a maioridade da Associação, trazendo uma outra novidade:
- É nele que os Grupos de Trabalho se reformularão para que sua vitalidade investigativa se mantenha forte e possa continuar sendo, legitimamente, o arrimo que sustenta o trabalho de cada um dos programas de pós-graduação a ela filiados.
|