Com a publicação do número 20, a revista Alceu completa 10 anos de circulação periódica semestral ininterrupta. Foram 288 artigos, distribuídos em mais de 4.500 páginas, que trouxeram reflexões acadêmicas dedicadas à comunicação, à cultura e à política. Como lembra Fernando Sá, editor da revista, a preocupação tem sido sempre honrar o compromisso assumido com colaboradores e leitores no editorial da primeira edição: "O debate, a confrontação das ideias e o pluralismo de concepções são os princípios que norteiam a nossa filosofia editorial.O compromisso com os temas que dizem respeito à realidade social, cultural e política do nosso país é um desafio que propomos aos nossos colaboradores, sem dele fazer exclusividade. Mas o respeito à diferença e à ética da convivência acadêmica é uma norma que pautará nossas ações."
Esta edição traz um total de 13 textos. Dos oito iniciais, sete deles apresentam novas reflexões e debates sobre o fenômeno da comunicação e o oitavo trata especificamente do jornalismo.Em seguida, são publicados cinco artigos que têm como objeto de análise o cinema. Todos elaborados especialmente pelos colaboradores para serem veiculados na revista durante a XIX Encontro da Compós, realizado na PUC-Rio. A edição traz nomes importantes da área de pesquisa em comunicação no Brasil. São eles: Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Muniz Sodré, Raquel Paiva, Marialva Carlos Barbosa, José Luiz Braga, Antonio Fausto Neto, Juremir Machado da Silva, José Marques de Melo, Afonso de Albuquerque, Arthur Autran, Angela Prysthon, Erick Felinto, Eduardo Peñuela Cañizal e Fernão Pessoa Ramos.
Para o professor Miguel Pereira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, o Departamento e o seu Programa de Pós-Graduaçãosentiram-se muito honrados em poder sediar o XIX Encontro da Compós.
- É uma oportunidade de oferecer aos participantes este número especial da Alceu, como forma de fazer circular ainda mais o debate das ideias no campo da comunicação.
O coquetel de lançamento de livros da Compós 2010 será no salão do Centro de Pastoral Anchieta, às 21h30.
|