GT COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA
ERICK FELINTO (UERJ) - Em busca do tempo perdido: O Sequestro da História na Cibercultura e os Desafios da Teoria da Mídia
SUELY FRAGOSO (UFRGS) , REBECA RECUERO REBS e DAIANI L. BARTH - TERRITORIALIDADES VISUAIS: Identidade, posse e pertencimento em ambientes multiusuário online
THIAGO FALCÃO (UFBA) - ESTRUTURAS DE AGENCIAMENTO EM MUNDOS VIRTUAIS: Mundos Ficcionais como Vetores para o Comportamento Social In-Game
HENRIQUE ANTOUN (UFRJ) e FÁBIO MALINI - ONTOLOGIA DA LIBERDADE NA REDE: as multi-mídias e os dilemas da narrativa coletiva dos acontecimentos
SIMONE PEREIRA DE SÁ (UFF) e ARIANE DINIZ HOLZBACH #u2youtube e a performance mediada por computador
VINÍCIUS ANDRADE PEREIRA (UERJ), JOSÉ CLÁUDIO S. CASTANHEIRA e RAFAEL DE ABREU SILVA SARPA- SIMBIOTECNOISES : Ruído, comunicação e entretenimento na cultura contemporânea
CÂNDIDA MARIA NOBRE DE ALMEIDA MORAES (UFPB) - Os processos de ressignificação da pirataria no ciberespaço
EUGÊNIO RONDINI TRIVINHO (PUCSP) - VISIBILIDADE MEDIÁTICA, MELANCOLIA DO ÚNICO E VIOLÊNCIA INVISÍVEL NA CIBERCULTURA
FÁTIMA CRISTINA REGIS MARTINS DE OLIVEIRA (UERJ) - PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA
LETÍCIA PERANI SOARES (UERJ) - SOBRE CARTAS PARA UM TERRITÓRIO SINGULAR: uma exploração dos mapeamentos da Cibercultura
GT COMUNICAÇÃO E CULTURA
IEDA TUCHERMAN (UFRJ) - Gastronomia, Cultura e Mídia: o longo percurso “Você é o que você come”
IRENE DE ARAÚJO MACHADO (USP) - Tecidos gráficos da cultura e a expansão dos sistemas de escritas
JOSÉ CARLOS SOUZA RODRIGUES (PUC-RJ) - CONSTANTES E VARIÁVEIS SIGNIFICACIONAIS NOS RITOS E MITOS ASSOCIADOS À MORTE
JUREMIR MACHADO DA SILVA (PUCRS) - Avatar, o filme do “objeto inanimado” ao objeto animado
MALENA SEGURA CONTRERA e NORVAL BAITELLO JR. (UNIP) - A dissolução do Outro na comunicação contemporânea
MÁRCIO SOUZA GONÇALVES (UERJ) - Os meios, seus usos, sua materialidade - A Comunicação e sua Epistemologia
MARIA OGÉCIA DRIGO (UNISO) - Publicidade de rua e contexto urbano: novos rumos a aprtir de diferentes contextos culturais
ROSAMARIA LUIZA DE MELO ROCHA (ESPM) - Políticas de visibilidade como fatos de afecção: que Ética para as visualidades?
SUZANA KILPP (UNISINOS) - Imagens conectivas da cultura
DENISE FIGUEIREDO BARROS DO PRADO (UFMG), e VERA V. FRANÇA - Produções culturais de periferia: legitimidade e tensões
GT COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
AFONSO DE ALBUQUERQUE (UFF) e ADRIANA FIGUEIROLA MARTINS(UFF) - Apontamentos para um modelo de análise dos partidos na web
ARTHUR ITUASSU (PUCRJ) - 1989: o significado da internacionalização brasileira e o fim da Guerra Fria no Brasil
JOSEMARI POERSCHKE DE QUEVEDO (UFRGS) e MARIA HELENA WEBER (UFRGS) - Limites da accountability e da comunicação pública
LUIS FELIPE MIGUEL (UNB) e FLÁVIA BIROLI (UNB) - O caleidoscópio convexo: visibilidade, meios de comunicação e campo político no Brasil
MARCELA DANTAS (UFMG) e RAFAEL CARDOSO SAMPAIO -Fóruns online e deliberação: conversações restritas ou participação democrática?
MARINA CAVALCANTI TEDESCO (UFF) - Depois do disparo: uma análise da apropriação das últimas imagens de Brad Will por audiovisuais brasileiros e mexicanos
PEDRO SANTOS MUNDIM (IUPERJ) - O papel da cobertura da imprensa no realinhamento eleitoral de 2006: notas sobre a variável `esquecida`
RICARDO FABRINO MENDONÇA (FJP) - Reconhecimento e (qual?) deliberação
SANDRA ELIANE OLIVEIRA BITENCOURT DE BARREIRAS (UFRGS) - Ubiquidade na rede: os blogs pessoais para a intervenção de sujeitos políticos no espaço público
COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE
YVANA FECHINE e JOÃO NETO (UFPE) - REGIMES DE INTERAÇÃO EM PRÁTICAS COMUNICATVAS: Experiência de intervenção em um espaço popular em Recife
PAULO VAZ e GAELLE ROLNY (UFRJ) - POLÍTICAS DO SOFRIMENTO E AS NARRATIVAS MIDIÁTICAS DE CATÁSTOFES NATURAIS
CRISTOVÃO DOMINGOS DE ALMEIDA, JOEL FELIPE GUINDANI e VALDIR JOSE MORIGI (UFRS) - A PRÁTICA DE CIDADANIA COMUNICATIVA NA EXPERIÊNCIA DE RÁDIO COMUNITÁRIA
ERICSON SAINT-CLAIR (UFRJ) - AMANTES CORPORATIVOS: Mídia, ciência e a utopia da ligação perfeita
CARLA RODRIGUES (PUCRJ) - CAPITALISMO TARDIO, REDES SOCIAIS E DISPOSITIVOS MÓVEIS: Hipóteses de articulação
JOÃO FREIRE FILHO (UFRJ) - Fazendo Pessoas Felizes: o poder moral dos relatos midiáticos
TELMA JOHNSON (UFMG) - A NATUREZA DO ACONTECIMENTO PÚBLICO: Uma análise do caso Tancredo Neves 25 anos depois
FERNANDO GONÇALVES (UERJ) - CUIDE DE VOCÊ: Comunicação e estética relacional em Sophie Calle
ANDRÉ LEMOS (UFBA) - VOCÊ ESTÁ AQUI!: Mídia locativa e teorias “Materialidades da Comunicação e “Ator-Rede”.
JANICE CAIAFA (UFRJ) - SEGUNDA LINHA: COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE NA LINHA 2 DO METRÔ CARIOCA
GT CULTURA DAS MÍDIAS
BRUNO CÉSAR SIMÕES COSTA (PUCRS) - Paixão e nostalgia pelo real
LIV REBECCA SOVIK (UFRJ) - Pensando com Stuart Hall
MÁRCIO SERELLE (PUCMG) - A narrativa em sedição
MARILDO JOSÉ NERCOLINI (UFF) - Bossa nova como régua e compasso: apontamentos sobre a crítica musical no Brasil
PAULA GUIMARÃES SIMÕES (UFMG) - A potencialidade do conceito de acontecimento para a análise da imagem pública das celebridades: Ronaldo, o Fenômeno, e seu casamento com Daniella Cicarelli
RENATO CORDEIRO GOMES (PUCRJ) - Progresso, velocidade, máquina e mídia: um futurismo periférico e a crônica jornalística de João do Rio
RICARDO FERREIRA FREITAS (UERJ) - Folia, mediações e megaeventos: breve estudo sobre as representações do carnaval 2010 nos jornais cariocas
ROGÉRIO FERRARAZ (UAM) e MARIA IGNÊS CARLOS MAGNO - Filme é magia e, nas mãos certas, uma arma: O pesadelo mortal de John Carpenter projetado nas idéias de Walter Benjamin
ROSANA DE LIMA SOARES (USP) - Estigmas sociais em narrativas audiovisuais: entre consolidação e transgressão
VANDER CASAQUI (ESPM) - Elos invisíveis do discurso midiático: estratégias da campanha “Brasil Presença” do Banco Bradesco
GT ECONOMIA POLÍTICA E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO
ADILSON CABRAL (UFF) - A Web 2.0 como agenciamento de audiências pelos grupos midiáticos contempo¬râneos
ALAIN HERSCOVICI (UFES) - Capital intangível, Direitos de Propriedade Intelectual e novas formas de valor: o surgimento de no¬vas regulações econômicas?
CICÍLIA PERUZZO (UMESP) - Rádios Comunitárias no Brasil: da desobediência civil e particularidades às propostas aprovadas na CONFECOM
DÓRIS FAGUNDES HAUSSEN (PUCRS) - Comunicação, cultura e sociedade digital no Brasil
LEONARDO DE MARCHI (UFRJ), LUIS ALBORNOZ (UC3M) e MICAEL HERSCHMANN (UFRJ) - A procura de novos negócios fonográficos
LUIZ ARTHUR FERRARETTO (UCS) e MARCELO KISCHINEVSKY (UERJ/PUCRJ) - Rádio e Convergência. Uma abordagem pela economia política da comunicação
MARCOS DANTAS (UFRJ) - Resultados da 1ª confecom: Uma avaliação preliminar
SANDRA KORMAN DIB , LEONEL AZEVEDO AGUIAR (PUCRJ) e IVANA BARRETO - Economia política das cartografias profissionais: a formação específica para o jornalismo
VALÉRIO BRITO (UNISINOS), CÉSAR BOLAÑO (UFS) e ANA MARIA OLIVEIRA ROSA (UNISINOS) - Economia Política e "Políticas de Comunicação" da COMPÓS e a construção de uma epistemologia crítica da Comunicação
RICARDO ZAGALLO CAMARGO (ESPM) - Discurso da responsabilidade social empresarial: formulação e limites
GT EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA (PUCSP) - Discurso midiático como experiências do sentido
DIMAS A. KUNSCH (FACÁSPER) - Do conceito de um Deus perfeito e único a teorias que não dialogam
FRANCISO JOSÉ PAOLIELLO PIMENTA (UFJF) - A epistemologia da comunicação e o grupo da Unisinos
JAIRO FERREIRA (UNISINOS) - A construção de hipóteses: entre o método e os contextos de produção
JOSÉ LUIZ BRAGA (UNISINOS) - Nem rara, nem ausente – Tentativa
KLEBER MENDONÇA (UFFA) - Inversão do olhar. Perspectivas para a análise do discurso nos estudos da comunicação
LUCRÉCIA D´ALESSIO FERRARA (PUCSP) - A comunicação como espetáculo epistemológic
LUÍS MAURO SÁ MARTINO (FACÁSPER) - A dissolução dos estudos culturais
LUIZ CLÁUDIO MARTINO (UnB) - Dois estágios da comunicação versus efeitos limitados
ROSELI FIGARO (USP) - A comunicação como campo de sentidos em disputa
GT ESTÉTICAS DA COMUNICAÇÃO
RENATA PITOMBO (UFRBA) - Apresentação corporal como estilização da presença
EDUARDO DUARTE (UFPEA) - vertigem, as desrazões e a modelagem do tempo como femômenos naturais à construção do conhecimento
CARLOS MENDONÇA (UFMG) - Aqueles dois
ANDRÉ BRASIL (UFMG) - Formas de vida na imagem
DENÍLSON LOPES (UFRJ) - Homem comum, estéticas minimalistas
ÂNGELA SALGUEIRO MARQUES (Facasper) - Interrelações entre estética e política
DULCÍLIA BUITONI (Facasper) - O registro imagético do mundo
JOSÉ BENJAMIM PICADO (UFF) - Sobre o dispositivo/contra o dispositivo
DENISE GUIMARÃES (UTP) - The Spirit, de Frank Miller
GÉLSON SANTANA (UAM) - Três estratégias para uma mesma experiência estética
GT ESTUDOS DE JORNALISMO
ANA GRUSZYNSKI (UFRGS) E CIDA COLIN (UFRGS) - O projeto gráfico e a visibilidade da cultura no jornal Diário do Sul (1986-1988)
ANTÔNIO HOHFELDT (PUCRS) - Os profissionais de Moçambique no campo jornalístico em 1960: consensos e contradições
CARLOS ALBERTO CARVALHO (UFMG/UFOP) - A tríplice mimese de Paul Ricouer como fundamento para o processo de mediação jornalística
CLÁUDIA LAGO (UAM) - Ensinamentos antropológicos: a possibilidade de apreensão do Outro no jornalismo
CLÁUDIA QUADROS (UTP), ITANEL QUADROS (UFPR) E PERE MASSIP (UNIVERSIDAD RAMON LLUL) - Webjornalismo: da forma ao sentido: os casos da Gazeta do Povo e La Vanguardia
ELIAS MACHADO (UFSC), DIEGO KERBER (UFSC), RODOLFO ESPINOLA (UFSC) E KALEU CAMINHA (UFSC) - Plataformas de produção de conteúdos jornalísticos (resultados preliminares do projeto da PACJOR)
GISLENE SILVA (UFSC) - Imaginário coletivo: estudos do sensível na teoria do jornalismo
ILUSKA COUTINHO (UFJF) - Um público para chamar de seu – a construção da audiência no discurso do Jornal Nacional
JOSÉ LUIZ AIDAR PRADO (PUC-SP) e BEATRIZ BECKER (UFRJ) - Do horizonte conservador à democracia da diáspora virtual: modalizações e rupturas no jornalismo
LUCIANA MIELNICZUK (UFSM), SUZANA BARBOSA (UFF), SILVANA COPETTI DALMASO (UFSM) e DIOGO RECK FIGUEIREDO (UFSM) - Estudos iniciais sobre a concepção de resolução semântica no jornalismo digital
GT FOTOGRAFIA, CINEMA E VÍDEO
ANA CAROLINA LIMA SANTOS (UFMG) - A fotografia entre documento e expressão: um estudo acerca da produção imagética de Pedro Meyer
ARTUR AUTRAN (UFSCar) - Do rádio à televisão: O personagem negro em dois filmes brasileiros
EDUARDO MORETTIN (USP) - As relações entre cinema e Estado no Brasil: as comemorações do centenário da Independência em 1922 e 1923
IVANA BENTES (UFRJ) - Deslocamentos subjetivos e reservas de mundo
LUIZ VADICO (UAM) - O campo do filme religioso
MARIANA BALTAR (UFF) – Frenesi da máxima visibilidade: Ou como o diálogo do documentário e da pornografia constrói o sentido da vanguarda de Blow Job de Andy Warhol
MIGUEL PEREIRA, ANDREA FRANÇA e ANGELUCCIA HABERT (PUCRJ) - O Globo Repórter sob o lema setentista: Ocupar espaço, amigo, eu digo, brechas
RENATO PUCCI (UTP) - A televisão brasileira em nova etapa? Hoje é Dia de Maria e o cinema pós-moderno
RODRIGO CARREIRO (UFPE) - Continuidade intensificada: Questões sobre gênero e autoria na obra de Sergio Leone
SILAS DE PAULA (UFC) – Culturas de visão: Bandeira e a construção do “eu” imaginado
GT MÍDIA E ENTRETENIMENTO
DENIZE ARAÚJO (UTP) - Dubai: o paraíso hiperreal e paradoxal da indústria do entretenimento
ELIZABETH BASTOS DUARTE (UFSM) - Transposições: da tira ao produto televisual
FELIPE TROTTA (UFPE) - Você não vale nada
EVERARDO ROCHA , CLÁUDIA PEREIRA e ANA CAROLINA BALTHAZAR (PUC-RJ) - Tempo livre é tempo útil
HEROM VARGAS (USCS) - Secos e molhados: experimentalismo, mídia e performance
JEDER JANOTTI e BRUNO NOGUEIRA (UFBA) - Um museu de grandes novidades: crítica e jornalismo musical em tempos de internet
LAURA LOGUERCIO CÁNEPA (UAM) - Filmes brasileiros de mulheres paranóicas
MARCELO GARSON (USP) - Instâncias de consagração cultural e seu poder de revelação simbólica
MARIA LÍLIA DIAS DE CASTRO (UFSM) - Nos bastidores do entretenimento: a ação promocional
SHEILA SCHVARZMAN (UAM) - Travelogue
GT RECEPÇÃO, USOS E CONSUMOS MIDIÁTICOS
ADRIANA BRAGA (PUCRJ) - Microcelebridades: entre meios digitais e massivos
VENEZA ROSSINI (UFSM) - A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção)
MARCELO GABBAY (UFRJ) e Raquel Paiva de Araújo Soares (UFRJ) - Usos críticos da comunicação blogueira
JIANI BONIN (USP) - INVESTIGANDO MEMÓRIAS MIDIATIZADAS : Questões metodológicas, pistas e constatações
ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO (CEFET-MG) - LER COM OS DEDOS Expectativas de adultos analfabetos sobre a leitura do jornal
PAULO GASPARETO (UNISINOS) - Midiatização da Religião e a construção de comunidades de pertencimento
DENISE COGO (UNISINOS) e LILIANE DUTRA BRIGNOL (UNIFRA) - Redes Sociais e os Estudos de Recepção na Internet
SIMONE ROCHA (UFMG) - Entre a ideologia, a hegemonia e a resistência: dos modos de endereçamento como um diálogo entre a produção e as audiências de produtos audiovisuais
MACELLO SANTOS DE MEDEIROS (UFBA) - COMUNICAÇÃO LOCATIVA NAS ZONAS BLUETOOTH: RETOMANDO O SENTIDO DO LUGAR NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA.
VIVIANE BORELLI (UNIFRA) - COMUNIDADE DE RECEPÇÃO E OS SENTIDOS DO RELIGIOSO E DO MIDIÁTICO
|