:: Entrevistas :: Debates :: Notícias ::
Compós 2010 PUC-Rio
consulta avançada
Compós
PUC-Rio
Compós na PUC-Rio
Departamento de Comunicação Social
Programa de Pós-Graduação
Revista Alceu
Comissão Organizadora
Passagens e hospedagem
Como chegar à PUC-Rio
Mapa de localização
Sobre o Rio de Janeiro
Onde comer
  Página Principal   >>   Entrevistas

  Troca de idéias e amadurecimento da pesquisa
A+ a- Imprimir Adicione aos Favoritos

Doutora em Letras pela PUC-Rio, onde atua como Professora Adjunta (Associada), membro de corpo editorial das revistas Alceu e Letras & Letras, Vera Figueiredo destaca, em entrevista ao site, que a Compós consolidou-se como espaço de divulgação da pesquisa, de intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de várias regiões do país.  

 

Como a sra. vê o campo da comunicação, considerando as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação ?

 

As tecnologias digitais diluem as fronteiras entre as diferentes linguagens, abalam a estabilidade dos suportes tradicionais, promovendo a interseção entre mídias diversas. Textos deslizam para as telas, ameaçando a centralidade do suporte impresso, filmes são finalizados no computador e distribuídos em DVD ou pela internet. Enfim, toda a produção midiática moderna converge para o computador, que, funcionando como um metameio, a armazena e distribui. . O computador é, então, algo mais que um simples atravessador, ou operador de passagens, é o ponto de partida para a constituição de uma cultura eletrônica com características próprias, que redefine as relações entre os vários campos da produção cultural. 

 

Como o sra. analisa a evolução da Associação ao longo dos anos?

 

Creio que a COMPÓS consolidou-se como espaço de divulgação da pesquisa, de intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de várias regiões do país. O formato dos encontros anuais, com a leitura prévia dos textos dos colegas e o debate com os relatores, favorece a troca de idéias e, consequentemente, o amadurecimento da pesquisa na área.

 

Como estão evoluindo os estudos sobre cultura das mídias no universo acadêmico brasileiro?

 

A dizer pelos trabalhos que vêm sendo apresentados no GT, questões como a disputa pela hegemonia cultural, as inter-relações entre representação e construção de sistemas de valor, a partir dos quais se estabelecem e se legitimam hierarquias, têm, cada vez mais, merecido a atenção de pesquisadores interessados em pensar a produção de sentido pelos discursos midiáticos.  A expansão dos circuitos transnacionais, que ampliam o repertório cultural para além das fronteiras locais e nacionais, tem  também estimulado investigações sobre processos transversais de identificação,  negociações e   tensões entre políticas culturais distintas.

 

Quais as contribuições que o 19º Encontro, na PUC-Rio, pode trazer para o campo da comunicação de uma maneira geral?

 

Será mais uma oportunidade de diálogo entre os pesquisadores e, portanto, uma experiência produtiva para a pesquisa na área, com a particularidade de ser no Rio e na PUC, o que permitirá uma maior aproximação dos professores vindos de fora com a nossa instituição e com o trabalho desenvolvido no programa de pós-graduação do Departamento.

Expediente | Entre em contato