Publicada em: 09/06/2010 às 15:40 |
||||
Lançamentos imprimem novos olhares sobre a comunicação
O coquetel de lançamentos reuniu cerca de 300 autores, professores, estudantes e convidados no Salão da Pastoral Anchieta. Em meio ao compartilhamento de pesquisas e ideias, uma novidade reforçava a atenção crescente dedicada às novas plataformas de comunicação: o lançamento, pela primeira vez na Compós, de cinco e-books, com estudos na área; e de um DVD, no qual o professor Erick Felinto, da Uerj, apresenta uma coletânea de entrevistas com o filósofo tcheco Vilém Flusser. O organizador da iniciativa, professor Leonel Azevedo Aguiar, coordenador de jornalismo da PUC-Rio, destacou a contemporaneidade dos livros: – São todos livros de temas recorrentes da atualidade. Pesquisas que acabaram de sair da academia e estão aqui – ressaltou. A dicção contemporânea é observada, por exemplo, em Avatar - O futuro do cinema e a ecologia das imagens digitais (Editora Sulina, 119 páginas), assinado também por Felinto, em parceria com a professora Ivana Bentes, da UFRJ. A ideia do livro nasceu de uma conversa pelo Twitter entre pesquisadores da área de comunicação a partir das primeiras impressões sobre o filme Avatar, de James Cameron. Segundo o autor, a proposta era vencer as resistências da crítica e da teoria da cultura midiática, "que tende a olhar as produções hollywoodianas como apenas mais uma". – A ideia foi propor novas maneiras de encarar essas produções. É importante pensar a forma de consumo delas – ressalta Felinto. Mauro Pimentel
– Um filme como Avatar pode ter muito mais impacto sobre o imaginário global do que uma conferência como a que aconteceu em Copenhague – comparou Ivana, referindo-se à mais recente reunião de líderes mundiais para o estabelecimento de novos compromissos ambientais. Outro título igualmente contemporâneo é Personas materno-eletrônicas - Feminilidade e interação no blog Mothern (Editora Sulina, 286 páginas), vencedor do Prêmio CAPES – Tese 2007. A professora Adriana Braga, da PUC-Rio, analisou por quatro anos aquele blog para traçar uma radiografia da maternidade no século XXI. – Acompanhei a dinâmica organizacional do blog e identifiquei como essas mulheres negociavam a sua feminilidade – conta Adriana. Lançamentos Compós 2010 Livros: 1. Título: Retórica e Mídia. 2. Título: A serpente, a maçã e o holograma. Esboços para uma Teoria da Mídia. 3. Título: Radiografia da metrópole carioca. 4. Título: A Segunda Cinelândia carioca: cinemas, sociabilidade e memória na Tijuca. 5. Título: Aqui ninguém é branco. 6. Título: Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. 7. Título: Núcleo de Especiais RBS TV - ficção e documentário regional. 8. Título: O Jornalismo online: Modo de fazer. 9. Título: A Internet na América Latina 10. Título: Nos bastidores da Wikipédia Lusófona: percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line. 11. Título: Letra impressa: comunicação, cultura e sociedade. 12. Título: Mídia e religião: entre o mundo da fé e o do fiel 13. Título: Arenas da Comunicação com o Mercado - articulações entre consumo, entretenimento e cultura. 14. Título: Esfera pública, redes e jornalismo. 15. Título: Juventude e Consumo. 16. Título: Pesquisa Empírica em Comunicação. 17. Título: Televisão e Realidade. 18. Título: Aspectos do cinema português. 19. Título: Mídia representação e democracia. 20. Título: Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. 21. Título: O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. 22. Título: Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. 23. Título: Avatar - o futuro do cinema e a ecologia das imagens digitais. 24. Título: O que pesquisar quer dizer - como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da Capes. 25. Título: Comunicação e indústria audiovisual - cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. 26. Título: Cinema gaúcho - diversidades e inovações. 27. Título: Vigilância e visibilidade - espaço, tecnologia e identificação. 28. Título: Descrever o visível - cinema documentário e antropologia fílmica. 29. Título: Sala de aula Interativa. 30. Título: Educação Online. 31. Título: Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. 32. Título: Sociabilidade, Comunicação e Política: a experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador. E-books: 1. Título Caderno de Viagem. Comunicação, Lugares e Tecnologias. 2. Título: A cibercultura e seu espelho: Campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. 3. Título: Comunicação e consumo nas culturas locais e global. 4. Título: Caleidoscópio Midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. 5. Título: Comunicação e consumo: primeiros ensaios. DVD: Título: We shall survive in the memory of othrers (Sobreviveremos na memória dos outros) |
||||